sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Por falar em cheira-me a esturro

A expressão “cheira-me a esturro” sempre foi uma das minhas preferidas. Quero por isso hoje, partilhar convosco a origem desta tão usada expressão. Para isso, temos que recuar até 1558, junto ao sopé da Serra de Montejunto à pequena aldeia de Sarilhos em Barda, um nome peculiar como o de tantas outras neste nosso Portugal. Um dos mais notados habitantes de Sarilhos, era João Esturro, um “trouble maker” como dizem os americanos, um reguila que atazanava a vida a toda a aldeia. Mas João não se contentava com pregar as partidas, ele tinha que assistir a tudo, tin-tin por tin tin.
Esse “fetiche” juntamente com a agravante de o pobre do Esturro se fazer acompanhar sempre por um cheiro a suor um tudo nada incomodativo foram determinantes. Imaginem o odor que a virilha do Petit emana, depois de jogar 120 minutos na final do Mundial e fugir à banheira durante 15 dias… é mais ou menos igual, só que muito pior. Este cheiro acontecia derivado a uma patologia de que "Johnny Sturrens" (petitnom usado pelos mais chegados) sofria desde criança.
Johnny, tinha normalmente muito cuidado e posicionava-se a uma distância segura do “local do crime”, mas desta vez o entusiasmo era tanto que se esqueceu de contar com o vento, que soprava exactamente na direcção do dito local, onde ele tinha preparado tudo para o Zé Mário Madeira, o carpinteiro de Sarilhos, com quem João tinha umas contas a ajustar, levar com um balde de água em cima quando saisse da sua oficina. O pobre do Madeira ficou gelado até aos ossos.
Ora tudo correu de feição, até aquele vento nordeste, fazer o pungente cheiro à virilha do Petit chegar ao nariz a pingar água fresquinha do Zé Mário, e é aí que se faz história, porque pela primeira vez ouve-se “Hhhhhmmm… Isto cheira-me a Esturro!”.

E é isto malta! Mais uma expressão cuja origem foi deslindada aqui pelo Sabichas!!!

Sempre a considerar-vos
Fortes abraços, beijinhos e saúdinha.

2 comentários:

Catarina Matos disse...

E depois inspirado nisso nasce em Berlim aquela banda Einstürrozende Neubauten.

Oberdan Gomes da Silva Júnior disse...

Empresa Multinacional Americana está procurando na sua cidade pessoas Empreendedoras, visionárias, dinâmicas, extrovertidas, inteligentes, dispostas a fazer parte de sua Equipe de Distribuidores, dúvidas entre em contato com o Representante nos nº: (81)9948*0679 TIM, (81)8777-3412 OI, E ou no site www.monavie.com.br Cadastre-se ID> 2740566