sexta-feira, 21 de novembro de 2008

E por falar em aqui há gato...

Um dos objectivos deste blog, é desmitificar toda uma família de dizeres que consideramos... (ainda que sempre com a humildade que nos caracteriza) peculiares. Vá. É isso. Peculiares.
Ora "Aqui há gato!" cabe sem dúvida na classe, diria mesmo que a dita classe lhe assenta que nem uma luva, por isso vamos fazer o que nos compete e desmistificamos já isto.
Aqui há gato, é uma expressão utilizada, quando algo não corre como o previsto, e a questão que muito se põe é... mas PORQUÊ? Será um gato um rufia que nunca deixa as coisas decorrerem como foi planeado? Estará ele sempre atrás de uma porta à espera que saiam todos da sala para ele mudar tudo de sítio? Não sabemos. O que sabemos é que esta expressão nasceu em 1798 em Leipzig, Alemanha, e é vítima do boca-a-boca.
"Aqui há gato!" nasceu "Zambugen Vasstrudel!" ("Aqui há rato!" em alemão. Como toda a gente sabe.), quando a senhora Claudia Frauleinster, encontrou os seus queijos ratados na dispensa de sua casa. Na altura passava junto à sua janela da cozinha Wolfgang Jorgenstein, que ouviu "Zambugen Nesstrudel!" ("Aqui há gato!") gostou da sonoridade e começou a usar a expressão, que pegou e chegou até aos dias de hoje.
Curioso não?
São estas pequenas vicissitudes...
Fortes abraços, beijinhos e saúdinha!

1 comentário:

i disse...

saúdinha estou eu a precisar!
Meus prezados bloggers, fico muito contente de ter um novo espaço para visitar...tenho-vos a dizer que acho estranho o "Aqui há rato!" ter surgido por causa de um queijo ratado...mas se o dizem...
Anseio por uma nódoa de pêra-abacate para poder utilizar esse truque :)
welcome to blogosfera!
The Heiness